para encerrar as inscrições do Prêmio IPL- Retratos da Leitura 2019

Regulamento do Prêmio IPL – Retratos da Leitura

PRÊMIO IPL - RETRATOS DA LEITURA

REGULAMENTO
4ª edição - 2019
(Última atualização: 05/08/2019)


O presente Regulamento visa informar sobre as normas e os procedimentos para a adesão e a participação no Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2019.


I. Sobre a criação do Prêmio e suas finalidades

O Prêmio, criado e promovido pelo Instituto Pró-Livro (IPL), conta com o patrocínio e com o apoio das entidades do livro ABRELIVROS, CBL e SNEL, fundadoras e mantenedoras do IPL.

O IPL, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) sem fins lucrativos, criada em 2006, adotou como missão contribuir para transformar o Brasil em um país de leitores, promovendo ações de fomento à leitura e à difusão do livro. Ao realizar o Prêmio, o Instituto Pró-Livro pretende ampliar e consolidar sua atuação, reconhecida, especialmente, pela promoção da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

Objetivo geral
Valorizar, qualificar, mapear e difundir ações exitosas de fomento à leitura e de difusão e acesso ao livro, promovidas por organizações da sociedade civil (OSCs), mídias, empresas da cadeia produtiva do livro e bibliotecas.

Princípio orientador
O IPL entende que não basta identificar diferentes intervenções na promoção da leitura e do acesso ao livro e na formação leitora, envolvendo escola, bibliotecas, família e toda a sociedade. Para uma melhoria efetiva na qualidade da leitura e da educação é necessário promover a difusão e o compartilhamento dessas experiências pelo Brasil. É fundamental estimular a criação e o investimento em novas iniciativas, articulando governo e sociedade civil na construção de políticas e de ações de amplitude nacional.

II. Principais estratégias e abrangência

Art. 1 O Prêmio tem abrangência nacional e uma edição anual.

Art. 2 Principais estratégias:

• Promover a premiação para o reconhecimento e a difusão de projetos exitosos de fomento à leitura e acesso ao livro, contando com a avaliação de especialistas.
• Reconhecer e valorizar organizações públicas e privadas que investem e/ou promovem ações voltadas ao fomento à leitura, para estimular e ampliar essas ações e parcerias.
• Mapear e qualificar as ações promovidas em todo o Brasil, por organizações públicas ou privadas, incluindo a mídia e bibliotecas, oferecendo o SELO IPL aos projetos melhor avaliados e finalistas, com vistas a fomentar patrocínios e investimentos sociais.

• Oferecer uma plataforma digital colaborativa – a Plataforma Pró-Livro – para acolher as inscrições e as informações sobre os projetos, mapear e difundir as ações, promovendo fóruns e intercâmbios sobre as experiências.
• Desenvolver metodologias e projetos, com base em avaliações e em estudos, para expandir, apoiar, identificar soluções mais efetivas e melhor qualificar as experiências na formação de leitores.
• Apoiar e/ou investir em projetos e em experiências bem-sucedidas e avaliadas, voltadas à formação de leitores, mediadores de leitura e acesso, difusão e valorização do livro.

III. Quem pode concorrer ao Prêmio: CATEGORIAS

Art. 3 Podem concorrer ao Prêmio: organizações que promovam ações de fomento à leitura e de acesso e difusão do livro, nas seguintes categorias:

• Cadeia produtiva do livro: indústria gráfica e de papel, editoras, distribuidoras, livrarias, entidades do livro e suas fundações ou institutos; e, empresas de outra natureza produtiva, se promoverem, sem fins lucrativos, ações de fomento à leitura.
• Organizações da sociedade civil (OSCs) - entidades não governamentais e sem fins lucrativos (OS, OSCIPs e ONGs)
• Mídia(¹): TV, rádio, cinema, jornais, revistas e mídias digitais.
• Bibliotecas: públicas, escolares ou comunitárias.

Parágrafo Primeiro - Não podem participar do Prêmio:
• Pessoas físicas que respondam isoladamente por projetos;
• Projetos premiados nas edições anteriores do Prêmio IPL - Retratos da Leitura;
• Projetos que tenham finalidade comercial, como venda de livros ou serviços, mesmo quando promovam a leitura;
• Partidos políticos.
Parágrafo Segundo – Podem, excepcionalmente, concorrer ao Prêmio:
• Na categoria MÍDIAS - quando digitais: blogs, páginas em redes sociais e outras manifestações, mesmo quando não forem promovidos por organizações assim constituídas.

Art. 4 Respeitadas as condições expressas no Art. 3, poderão ser inscritos no Prêmio:

• Projetos de estímulo/fomento à leitura;
• Projetos que estimulem a formação de leitores em geral;
• Projetos em bibliotecas públicas ou privadas, em bibliotecas escolares (públicas ou privadas) e comunitárias que estimulem a formação de leitores;
• Projetos voltados à melhoria/democratização do acesso ao livro;
• Projetos voltados à formação de mediadores ou promotores de leitura;
• Criação ou aperfeiçoamento de espaços de leitura/bibliotecas;
• Campanhas e eventos de valorização da leitura e do livro;
• Projetos ou ações inovadoras voltadas à difusão do livro;
• Ações ou publicações textuais ou audiovisuais, em suporte impresso ou digital, voltadas para: aproximação do leitor ao livro; compartilhamento e/ou aperfeiçoamento de experiências de leitura.

IV. Inscrição para a 4ª edição do Prêmio e apresentação do projeto2

Art. 5 A inscrição para participar do Prêmio IPL – Retratos da Leitura deve ser realizada por meio do preenchimento do formulário de cadastro, acessado na Plataforma Pró-Livro, quando forem abertas as inscrições para o Prêmio (Art.6).

Para inscrição, acesse a Plataforma: http://plataforma.prolivro.org.br/

Parágrafo Único - Projetos já cadastrados, anteriormente, na Plataforma Pró-Livro, não estão automaticamente inscritos no Prêmio, pois dependem da manifestação do interessado, pela OPÇÃO para se inscrever na atual edição do Prêmio, e, pelo ACEITE ao Regulamento desta edição. Ao fazer a opção, deverá preencher a Ficha de Inscrição e acessar o formulário de cadastro, preenchido anteriormente, para atualizar ou complementar informações.

Art.6 Para a inscrição ser efetivada e o projeto (novo ou atualizado) ser habilitado para concorrer ao Prêmio, é necessário: atender ao Regulamento, preencher TODOS os campos obrigatórios do Formulário de CADASTRO e da Ficha de INSCRIÇÃO e ENVIAR. Importante: Após o envio da Ficha de Inscrição, não será mais possível alterar as informações sobre o projeto.

Art.7 O período de inscrição para a participação na edição de 2019 irá de 15 de agosto até 26 de setembro de 2019.

Parágrafo Primeiro - Somente serão aceitas inscrições para o Prêmio durante o período indicado no art. 7. Parágrafo Segundo - Projetos já cadastrados na Plataforma Pró-Livro não estão automaticamente inscritos no Prêmio. Parágrafo Terceiro - Os interessados, já cadastrados e não cadastrados na Plataforma, devem fazer sua inscrição respeitando esse período. Parágrafo Quarto - A única forma de fazer inscrições para o Prêmio é por meio da Plataforma. Portanto, não serão consideradas tentativas de inscrição por correio eletrônico ou quaisquer outros meios.

Art. 8 Requisitos para a inscrição e a habilitação do Projeto para o Prêmio:

a) Cada Organização poderá inscrever somente um projeto, a cada edição do Prêmio. Caso tenha mais projetos cadastrados, deverá fazer sua opção no momento da inscrição. b) Só serão aceitos projetos realizados ou em realização. Ideias ou propostas que não aconteceram serão desclassificadas. c) Projetos que concorreram nas edições anteriores, mesmo que finalistas, podem se inscrever e concorrer novamente, nesta edição. d) O projeto deverá estar acontecendo há, no mínimo, dois anos, contínuos. Pode ter sido encerrado, porém, há menos de 12 meses da data de inscrição. e) Devem ter sido concluídas etapas de desenvolvimento e de avaliação da ação, para que sejam apresentados os resultados do projeto. f) Devem ser apresentadas todas as informações e preenchidos todos os CAMPOS do formulário de inscrição/cadastro do projeto, conforme Art. 9.

Parágrafo Único – Os projetos na categoria mídia digital/ social podem ter reduzida a exigência quanto a tempo de existência e conclusão, desde que, a critério da Comissão Julgadora, apresentem informações necessárias para sua avaliação.

Art.9 A experiência deve ser apresentada de forma clara e objetiva, com todas as informações relevantes, para sua avaliação pelos especialistas e pelo corpo de jurados do Prêmio.

Art.10 Para a inscrição e apresentação do projeto, preencher todos os campos do formulário de cadastro, indicando:

a) Organização/instituição responsável (quem realiza ou quem é o principal patrocinador do projeto), com CNPJ;
b) Pessoa responsável pelo projeto (criação e/ou coordenação);
c) Pessoa responsável pelas informações no cadastro;
d) Equipes responsáveis pelo desenvolvimento do projeto;
e) Finalidade, objetivos, metodologia, beneficiários, localização, avaliação/resultados e outras informações que apresentem e qualifiquem o projeto para concorrer ao Prêmio.

Parágrafo Primeiro - Não será necessário anexar nenhum arquivo (imagens, referências, documentos sobre o projeto, artigos etc.), mas indicar links ou onde poderão ser acessados (meio digital). Caso os campos descritivos do formulário não tenham espaço suficiente para a apresentação, indicar link onde podem ser acessadas mais informações. (Recomendação: devem ser sucintas e objetivas para facilitar a análise dos avaliadores). Parágrafo Segundo - Aos projetos que forem selecionados como finalistas poderão ser solicitados, a qualquer tempo, documentos e comprovações sobre as informações apresentadas na inscrição. Parágrafo Terceiro – Não será exigida (³) a informação sobre CNPJ, em formulário de cadastro de projetos e em Ficha de Inscrição, exclusivamente para projetos nas categorias: mídias sociais e bibliotecas comunitárias. Parágrafo Quarto - As bibliotecas públicas devem informar o CNPJ da Secretaria/Prefeitura/ Governo do Estado a que estão vinculadas.

Observação: Não será necessário preencher todos os campos do formulário de uma só vez. Os recursos da Plataforma possibilitam SALVAR e retomar posteriormente, respeitando, para o ENVIO e ACEITE, os prazos de inscrição (Art. 6º e 7º).

Art. 11 Havendo dúvidas não respondidas em orientações que se abrem ao clicar em “? ”, é possível solicitar ajuda ao Tutor, que responderá no prazo de 48 horas (de segunda à sexta-feira). Para receber retorno com orientações, é preciso informar corretamente endereços de e-mail e telefone. Qualquer dúvida deve ser encaminhada até 48 horas antes da data limite para a inscrição.

V. Processo de Seleção

Art.12 Para reconhecer, avaliar e qualificar os diferentes projetos e seus resultados, o Prêmio IPL Retratos da Leitura conta com especialistas de diferentes segmentos, reconhecidos por desenvolverem estudos e/ou por sua atuação na área da leitura no Brasil.

Art.13 Serão nomeadas, pelo Instituto Pró-Livro, a Comissão de Avaliadores e a Comissão de Jurados, para cuidarem do processo de seleção que deve acontecer em três etapas, como segue:

Primeira Etapa: Habilitação dos projetos inscritos - Comissão Organizadora e Curadoria. A Comissão Organizadora, com o apoio da curadoria, será responsável pela análise do preenchimento dos campos obrigatórios e das informações em cadastro do projeto, para a habilitação dos projetos inscritos, devendo orientar-se pelas diretrizes deste Regulamento. Nesta etapa, o inscrito poderá ser contatado para completar alguma informação ou dirimir alguma dúvida sobre o cadastro. Após análise, os projetos receberão mensagem sobre a habilitação para concorrer, confirmando a inscrição, ou sobre a desclassificação. Importante: informar e-mail para receber as mensagens.

Segunda Etapa: Seleção dos finalistas - Comissão de Avaliadores
A Comissão de Avaliadores será responsável pela seleção de até dez finalistas para cada categoria, entre os projetos habilitados a concorrer. Para a seleção, a Comissão de Avaliadores irá estabelecer pesos para os critérios definidos neste Regulamento (Art.14), segundo cada categoria (Art.3). A Comissão será responsável também pela seleção do Embaixador da 4ª edição do Prêmio IPL- Retratos da Leitura.

Parágrafo Primeiro - O número de finalistas poderá ser inferior a dez, caso os projetos inscritos não atendam aos requisitos e aos critérios do Regulamento. Parágrafo Segundo – A Comissão de Avaliadores fará a seleção do Embaixador do Prêmio IPL – Retratos da Leitura entre os influenciadores digitais que trouxerem maior número de projetos habilitados para concorrer ao Prêmio. Para a avaliação será considerada a informação sobre “como soube do Prêmio”, em formulário de inscrição. Deverá indicar, à Comissão de Jurados, os dois influenciadores melhor avaliados, para escolha do Embaixador.

Terceira Etapa: Seleção dos premiados e honra ao mérito - Comissão de Jurados
A Comissão será formada por especialistas de renomada competência na área da leitura e do livro e por representantes das quatro Categorias deste Prêmio. Será responsável pela escolha dos três projetos que serão premiados em cada categoria e pela indicação de projetos que merecem receber honra ao mérito.

Parágrafo Primeiro – em caso de empate, poderá propor à Comissão Organizadora a premiação de quatro finalistas. Parágrafo Segundo – A Comissão de Jurados poderá indicar até dois projetos que se destaquem como “hors concours”, dado seu amplo reconhecimento e premissas de inovação no fomento a leitura, para serem homenageados com Honra ao Mérito. Deverá indicar, também, quem será nomeado como Embaixador da 4ª edição do Prêmio IPL

Art.14 Os principais critérios que devem orientar a análise e a seleção dos projetos inscritos são os seguintes:

• Reconhecimento sobre a importância do projeto (para além do seu território e/ou público atendido);
• Impacto social ou transformador – importância da ação na promoção da leitura/na formação de leitores, considerando o público alvo/beneficiário;
• Coerência – clareza e sintonia entre os objetivos do projeto e o problema identificado, a metodologia e as ações realizadas.
• Resultados alcançados – segundo objetivos do projeto a avaliações apresentadas.
• Abrangência – geográfica (regiões, municípios, bairros/comunidades etc.); institucional (número de escolas, bibliotecas, presídios etc.) e/ou número de atendidos/beneficiários.
• Potencial de Sustentabilidade – Articulação de parcerias entre diferentes instituições ou públicos, envolvendo a comunidade, visando a longevidade do projeto.
• Diálogo com o público do projeto/comunidade – Projetos que mobilizam e envolvem a comunidade no levantamento de interesses e necessidades (diagnóstico), dialogando com essas demandas no planejamento (participativo) das ações.
• Continuidade/história – Projetos com mais de dois anos contínuos de existência; ou que mereçam destaque pela história e pelo “conjunto da obra”; ou, como estímulo para que tenham continuidade.
• Criatividade e inovação – Projetos que propõem o uso de recursos/tecnologia/metodologia e ações inovadoras e inspiradoras para a conquista e a formação de novos leitores e para a difusão do livro.
• Potencial de replicabilidade – Projetos que sejam factíveis de replicação por meio da metodologia ou sistematização e que apontem possibilidades de difusão e de estímulo ou inspiração para outras iniciativas.

VI. Premiação

Art.15 Serão premiados: a Organização patrocinadora (conforme Art.3) e o responsável pelo projeto escolhido pela Comissão de Jurados. Recebem o Troféu do Prêmio IPL – Retratos da Leitura: o representante da Organização premiada e a pessoa indicada (na inscrição) como responsável pelo projeto premiado. Na Categoria Mídias, se não identificada uma Organização responsável, recebe o troféu o responsável pelo projeto.

Parágrafo Único - Todos os finalistas e premiados recebem o Selo IPL – Retratos da Leitura (digital e impresso), como reconhecimento e comprovação de que foram finalistas ou premiados na edição atual do prêmio, para usarem em suas redes sociais, sites e materiais de divulgação.

Art. 16 O evento de premiação, para entrega de Troféus e Selos, será amplamente divulgado na Plataforma Pró-Livro e na mídia, devendo acontecer no mês de dezembro de 2019.

Parágrafo Primeiro: Todos os finalistas serão informados assim que concluída essa etapa da avaliação. Os premiados somente irão conhecer esse resultado no evento de premiação. Será importante a participação de todos no evento de premiação para receberem a homenagem. Parágrafo Segundo: O Instituto Pró-Livro (IPL) irá oferecer a um responsável pelo projeto finalista, residente fora de São Paulo: transporte aéreo, ajuda para traslado e hospedagem. A Organização responsável será contatada pelo IPL para receber as orientações e para confirmar quem é o responsável pelo projeto e quem representa a organização, para receber o Troféu, caso o projeto seja premiado.

VII. Considerações Finais

Art.16 A Comissão de Avaliadores poderá decidir não indicar nenhum dos projetos, caso a totalidade deles não atenda aos critérios do Regulamento.

Art.17 A escolha dos avaliadores e jurados, bem como dos trabalhos selecionados e premiados, assim como os casos omissos neste Regulamento, são de inteira responsabilidade dos organizadores.

Art.18 As situações não previstas neste Regulamento serão analisadas pelo Instituto Pró-Livro e pela Comissão Organizadora. Decisões que flexibilizem as condições aqui definidas, caso ocorram, serão amplamente divulgadas e constarão de nova edição do Regulamento.

Art.20 A participação, com a inscrição no Prêmio IPL – Retratos da Leitura, implica a aceitação irrestrita deste Regulamento.

Instituto Pró-Livro-IPL
Comissão Organizadora
Agosto/2019